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domingo, 4 de setembro de 2011

VELOCIDADE DE RAZÃO DE DESCIDA KT EM FPM(PÉS POR MINUTO)

regrinha básica sobre velocidade de descida e razão empregada em pés por minuto. 
Fácil de entender e proceder. 
Vamos considerar a velocidade em KT de indicada e a quantos FPM pés por minuto deveremos descer de acordo com a velocidade e a aeronave que estamos pilotando. 
Esta regra é muito eplicada em aerodromos que não dispoem de ILS e Glide somente o NDB e a estação de VOR. 

KT (knots)---- FPM (pés por minutos) 
100-------------400 
110-------------500 
120-------------600 
130-------------700 
140-------------800 
150-------------900 

IMPORTANTE: 
Antes tenham ciencia da altitude do aeroporto de destino pousar e a altitude correta de arpoximação, EM MÉDIA, para cada tipo de aeronave como por exemplo: 

JATOS = 1700 PÉS ACIMA DO AERODROMO 
AERONAVES TURBOÉLICES = 1500 PÉS ACIMA DO AERODROMO 
AERONAVES A COMBUSTÃO OU OS PROPS = 1000 PÉS ACIMA DO AERODROMO 

Em aeroportos que não dispoem de ILS e Glide Slope, mas somente estação de NDB VOR este desde que esteja alinhado com o eixo da pista ou próximo como referencial de não precisão, a aproximação pode ser feita e usar o VOR como um localizador, não ILS. 
Mas muitos aeroportos possuem também a estação NDB (adf) no alinhamento "dentro do aerodromo" e fora do aerodromo como MADA em congonhas, GISA em Curitiba e outros. 
Então aproveitem e também utilizem como auxilio o ADF nas aproximações e alinhamento com a pista, seguindo o giro do ponteiro do ADF correspondente a pista que ira pousar. 

No flightsimulator: 
Um macetezinho para usar o VOR como localizer (se o aerodromo dispoe obviamente) ou se o ILS estiver inoperante com tempo ruim, pouca visibilidade, condiçoes adversas 
- Durante a aproximação final para pouso a umas 20 nm do aerodromo ajuste a agulha do HSI na proa correspondente a pista que irá pousar como exemplo a pista 17 de Congonhas, na realidade a proa correta é 166 graus. 
- Ajuste em NAV1 a frequencia do VOR deste aerodromo. 
- Quando estiverem girando base para o alinhamento com a pista ative a tecla APP com o piloto automático e sintonizado no ADF, correspondente fiquem de olho também no movimento da agulha do ADF girando para a proa de alinhamento com a pista que ira pousar. 
O avião então "automaticamente" iniciara a "curva de aproximação e alinhamento com a pista". 
Atenção amigos e pilotos. 
Esta aproximação não e de precisão e sim de auxilio somente. 
Quando estiverem "alinhado com a pista", (prestem atenção nas haspas por favor), com o avião totalmente configurado para pouso, desativem a o piloto automatico, a tecla APP, AT, ALT, VS, e pousem o avião na mão totalmente, fazendo as correções necessárias, com muita calma e sempressa, controlando velocidade, razão de descida seguindo a tabela acima de acordo com o avião que vc está pousando. 
E tenham exelentes e felizes pousos. 
Se por acaso não conseguirem arremetam sem medo e refaçam novamente o prcedimento até conseguirem êxito. 
Preferivel arremeter e prerder a aproximação e pouso do que se esborrachar no chão. 
E quem está iniciando no fs, façam e treinem a vontade estes procedimentos inicialmente e preferencialmente com um CESSNA172 e os do tipo 
FIM. 
Abraços 
Armando Italo


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