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sábado, 3 de setembro de 2011

APRENDA A CALCULAR O COMBUSTIVEL

E para quem quiser aprender a calcular o combustível etc… segue Conteúdo abaixo:




Eu uso aqui: Para o Boeing  737-800 2550kg/h e para o 700 2500kg/h
Dados do vôo: GLO1562 B737/M SBSP0050 N0441 330 UW63                                SBRJ0040 EQPT/W
Calculando:
A(orig)+B(dest)+10%+C(altn)+30 min.
Um vôo de SBSP-SBRJ leva aproximadamente: 40 Minutos. (SBRJ0040)
Vamos usar o B737-700:
A primeira coisa saber, é quanto ele gasta por minuto:
2500/60 = 41. Agora fica fácil, então vamos lá:
41*40 = 1640kg +10% disso = 1804kg (OBS: 41= o que ele gasta por minuto, 40 = tempo de vôo SBSP-SBRJ)
Logo nosso combustível de A para B vai ser: 1804kg. agora precisamos ver para nossa alternativa, que no caso vai ser Confins (SBCF)
B+C, Vôo de SBRJ-SBCF leva aproximadamente: 45 Min.
Mesma coisa: 41*45=1845kg, agora basta somar:
1.640+1.845= 3485kg
Precisamos adicionar agora + 30 minutos:
41*30 = 1.230kg
É só somar tudo: 4.715kg
Agora pega o 4.715/2 = 2.357kg em cada asa.
Nesse calculo eu sempre adiciono mais 200kg para o taxi.
Conforme o RBHA – Regulamento Brasileiro de Homologação Aeronáutica.
===============
Achando o MFOD (Minimum Fuel Over Destination.)
Esse valor é preenchido no campo reserva do FMC.
O MFOD, É encontrado na somo de: B -> C + 30 Min.
B > C = 1.845kg
+ 30 (reserva) = 1.230
Soma: 1.845+1.230 = 3075 só inserir no FMC 3.0
Achando nossa autonomia: 40(vôo SP-RJ)+45(RJ-CNF)+30(Reserva)+200kg pro taxi, que da mais ou menos uns 5 minutos. O resultado é nossa autonomia.
É isso aê.


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