O FS PRO BRASIL SEVER além de ser um blog é também um servidor para você poder voar no seu FS2002, FS9 e FSX. Um servidor com moderador onde você não terá problemas em voar.
Para você voar conosco online no FS PRO BRASIL SERVER
Certifique-se que suas portas 23456, 6073, 2302-2400 e caso use Fsnavigator 23432 estajam abertas e todoas UDP/TCP
Use o IP: fs9.no-ip.org
**TS3 IP fs9.no-ip.org
**RAIDCALL:Atcfsprobrasilserver ID: 3028237

Brasil Server (Não Tem mais ATC) tem Moderador

quarta-feira, 10 de agosto de 2011

Voando IFR em Rota



O vôo em rota é feito com o auxílio das ERCs (Enroute Charts). Muitos de seus símbolos são iguais aos usados nas IALs. 

Veja uma linha tracejada que existe na carta. Chamamos essa linha de Linha Isogônica. Ela é de fundamental importância para o nosso vôo. Para sabermos qual rumo voar entre um ponto e outro, devemos saber qual aDeclinação Magnética da região. A declinação magnética é a diferença entre o Norte Magnético e o Norte Verdadeiro. No caso desta região, a declinação é de 14 graus Oeste (veja o 14W sobre a linha) Devemos então SOMAR este valor ao rumo verdadeiro, lido com um transferidor entre um meridiano e a nossa rota). O valor resultante será o nosso rumo magnético, que é o que deveremos colocar na bússola. Caso a declinação fosse leste, deveríamos SUBTRAIR o seu valor do rumo verdadeiro. É de fundamental importância saber a declinação das áreas sobre as quais voaremos. Um desvio de 1 grau nos afasta por volta de 1 Nm a cada 60 Nm voadas.
Veja o limite da TMA de Campo Grande, as freqüências de comunicação e as aerovias que saem do VOR de Campo Grande. TODOS OS RUMOS MOSTRADOS SÃO MAGNÉTICOS. Veja as posições TERER, BASIK E ALDA, que são os fixos de limite de TMA. São definidos pelas radiais e distância de 54 Nm. Veja a posição UZINA, ela é definida pela radial 145 de Campo Grande e QDM 204 para o NDB Primavera (PPA-290). Todos os fixos marcados com um triângulo preto são fixos de notificação compulsória, ou seja, você deve reportar ao ATC a sua passagem por eles. Os triângulos brancos são fixos de notificação a pedido, ou seja, você só deve notificar caso seja solicitado.
Veja as aerovias. Note que existem níveis MÍNIMOS de vôo em aerovia. De acordo com o rumo MAGNÉTICO que estamos voando devemos manter níveis específicos, de acordo com a tabela. Todos os níveis são em relação ao ajuste de 1013,2 Hpa.

Vôos VFR


RUMO de 000 a 179: Fls 035, 055, 075, 095, 115, 135
RUMO de 180 a 359: Fls 045, 065, 085, 105, 125, 145

Vôos IFR

RUMO de 000 a 179: Fls 030, 050, 070, 090, 110, 130, 150, 190, 210, 230, 250, 270, 290, 330, 370, 410, 450, etc                  
RUMO de 180 a 359: Fls 020, 040, 060, 080, 100, 120, 140, 160, 180, 200, 220, 240, 260, 280, 310, 350, 390, etc


Isso significa que caso o seu rumo magnético esteja entre 000 e 179 você deverá voar VFR nos níveis 035,055,095... e caso esteja IFR você deverá voar nos níveis 050, 110, 130... Caso seu rumo esteja entre 180 e 359 os níveis de vôo seriam 040, 060, 120, 260, etc. Note que não são permitidos vôos VFR acima do FL 145. Note também que acima do FL 290 os níveis sofrem um espaçamento de 2000 pés para rumos opostos. Em aerovias de mão única você poderá voar em qualquer um dos níveis. Veja que estes níveis de vôo são referentes aos RUMOS magnéticos, e não à PROA. Se estivéssemos voando, por exemplo, com rumo magnético 002, mas por causa do vento mantivéssemos proa 355, deveríamos estar, por exemplo, no FL 090 ou 110, ou 270 etc.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário: