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quinta-feira, 22 de março de 2012

tamanho das pistas nos aeroportos brasileiros, corrida de decolagem de vários modelos de aeronaves

Sobre o tamanho das pistas nos aeroportos brasileiros, corrida de decolagem de vários modelos de aeronaves
Fala-se muito por aqui da falta de infra-estrutura dos terminais de passageiros dos aeroportos do Brasil, porém também temos um problema sério de infraestrutura para além dos terminais, como pistas e equipamentos de rádio navegação.

Abaixo uma compilação de um número selecionado de 100 pistas de aeródromos do Brasil, com o tamanho das maiores pista de pouso do país (dentre aeroportos da aviação comercial).

Nota: A maior pista mesmo no Brasil é a da pista de testes da "Unidade Gavião Peixoto da Embraer", no interior de São Paulo, próximo a cidade de São Carlos. Lá a pista possui 4.967m de comprimento por 45m de largura, elevada 609m em relação ao nível do mar. É longa assim porque é uma pista de testes das aeronaves fabricadas pela Embraer, e quanto mais longa mais segurança uma pista oferece, especialmente para testes de aeronaves recém fabricadas, nos seus primeiros testes de voo após sair da fábrica.

Legenda:
* Local: Cidade onde se localiza o aeródromo
* UF: Unidade Federativa onde se localiza o aeródromo
* ICAO: Código ICAO do aeródromo
* IATA: Código IATA do aeródromo
* Pista: Numeração/Designação da pista em questão
* Tam. (m): Tamanho do comprimento da pista (em Metros)
* Por: Largura da pista (em Metros)
* Alt. (m): Altitude/Elavação em relação ao nível do mar (em Metros)

Relação das maiores pistas de pouso/decolagem, dentre 100 pistas de aeródromos brasileiros selecionados como amostragem:
Mapa da localização das 100 pistas de aeródromos desta amostragem:
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E abaixo uma relação de quanto de pista é necessário para os principais modelos de aeronaves decolarem, tendo como padrão as condições medidas pelos fabricantes (MTOW, nível do mar, temperatura de 15ºC - Ver notas da imagem abaixo):
O que importa para esse cálculo não é apenas o tamanho ou o peso da aeronave, mas sim a relação "peso x potência dos motores".

E para melhor entender a influência da altitude e da temperatura no desempenho da força de empuxo dos motores das aeronaves, veja o material abaixo.


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Fonte: http://www.skyscrapercity.com/showth...3#post71330603 

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