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segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Mini Tutorial ATC frasiologia

A boa comunicação é algo importante na vida de todos. Em aviação é imprescindível. A comunicação oral entre pilotos e controladores de tráfego aéreo ocorre basicamente por intermédio de um conjunto de frases, denominado de fraseologia. O objetivo da fraseologia é o entendimento mútuo entre controladores e pilotos e reduzir o tempo de emprego da frequência.
Dentro da fraseologia há o Alfabeto Fonético Internacional. Nele, cada letra é representada por uma palavra, com a finalidade de evitar confusão de entendimento.
   


(A - Alfa)   (B - Bravo)    (C - Charlie)   (D - Delta)  (E - Eco)   (F - Fox (Foxtrot)   (G - Golf)                (H - Hotel)       (I - India)        (J - Juliet)        (K - Kilo)  (L - Lima)    (M - Mike)    (N - November)    (O - Oscar)    (P - Papa)   (Q - Quebec)     (R - Romeu)     (S - Sierra)    (T - Tango)   (U - Uniforme)     (V - Victor)     (W - Whiskey)    (Y - Yankee)       (Z - Zulu) 


O tutorial envolverá fraseologia de
controle solo, torre, aproximação e centro, mas de uma forma
adequada a realidade do nosso grupo,  não utilizaremos
cartas aéreas a não ser que o cmdte queira.

Antes, uma breve explicação sobre o ATC:
SOLO (GND): Responsável por emitir
autorização de plano de vôo, push-back, acionamento e taxiamento no
aeródromo. (obs: na falta de GND a TWR assume o controle)

TORRE (TWR): A função da TWR é
controlar o tráfego dentro da zona de tráfego do aeródromo, mantendo
a separação e sequenciamento entre as aeronaves para decolagem,
também é  atribuição da TWR a designação dos procedimentos em
uso para pouso, estando atento as condições meteorológicas, e sempre
coordenando com o APP a escolha do procedimento mais adequado para o
tráfego  de chegada no aeródromo.

APROXIMAÇÃO (APP): Responsável por
controlar as saídas e chegadas das aeronaves na área de
aproximação.

CENTRO (CTR):  O CTR é o órgão
responsável por prestar o serviço de controle de tráfego aéreo nas
aerovias e em outras parte do espaço aéreo  definidas para
previnir colisões e coordenar o fluxo de tráfego. O CTR tambem emite
as autorizações de plano de vôo que são repassadas aos seus
subordinados  operacionais.

Abaixo segue um MODELO de fraseologia. Acor azul é o GND, verde é a TWR,
marrom é APP, vermelho é CTR,  preto é o CMDTE, para
você notar a diferença. ok?

(*) asterisco,  ver glossário
abaixo

IMPORTANTE: COTEJE(*) SEMPRE (confirmando as orientações e
respondendo ao ATC)

Solo Salvador, Bom dia, PT-HJC.
PT-HJC, Bom dia, prossiga.
Solo Salvador, PT-HJC estacionado no pátio em frente
a TWR, portão 3, solicitou FL350(*) para
Brasília pela UW10(*), plano de vôo enviado.(*)

PT-HJC, plano recebido, aguarde
liberação.

PT-HJC, pronto para copia?
O PT-HJC está pronto para
cópia.

PT-HJC, autorizado Brasília pela UW10,
nível 290, após decolagem, HDG 270(*) ao
cruzar nível 060 na proa da pista para interceptar  a
radial  250º do VOR 115.40.(*)
coteje.

Autorizado  Brasília pela UW10,
nível 290, após decolagem, HDG 270 ao cruzar nível 060 na proa da
pista para interceptar a radial 250  do VOR 115.40,
PT-HJC.

PT-HJC, cotejamento correto chame para
push-back(*) e acionamento.

Chamará para push-back e
acionamento.

PT-HJC para push-back e acionamento.
PT-HJC, autorizado push-back e
acionamento, pista em uso 18, temperatura 28, ajuste altímetro 1012.
Chame para táxi.

Chamará para táxi o PT-HJC.
PT-HJC pronto para táxi.
PT-HJC, livre táxi até o ponto de
espera da pista 18,(*) via táxi Mike.
Ventos 110 com 05, Temperarura 28, ajuste 1012, reporte no ponto de
espera da cabeceira 18.

Torre Salvador, PT-HJC no ponto de
espera da cabeceira 18.

PT-HJC, autorizado ingressar e alinhar
na 18.

Ingressando e alinhando na 18,
PT-HJC.

PT-HJC, livre decolagem pista 18,
ventos 110 com 05 nós, visibilidade 8 Km, 21º C, ajuste
1012.

Rolando na 18, PT-HJC.
Controle Salvador, PT-HJC decolou na pista 18, cruza
6.000 pés, curvando direita 270 para interceptar  a radial 250
do VOR 115.40.

PT-HJC, sob vigilância radar, suba
direto para o FL290 reporte ao CTR  Brasília  passando o
FL180.

PT-HJC reportará CTR Brasília cruzando
180, obrigado.

CTR Brasília, bom dia, PT-HJC cruzando FL180
subindo ao nível 290 na  UW10.

PT-HJC, bom dia, mantenha velocidade
acima de 250 IAS, reporte nivelado no 290.

PT-HJC reportará nivelado 290.
CTR Brasília, PT-HJC nivelado 290.
PT-HJC, inicie descida para
FL120.

PT-HJC, descendo a FL120.
PT-HJC, sintonize VOR BRS 115.90 curso
280º, para aproximação em Brasília.

VOR BRS 115.90 curso 280º,
PT-HJC.

PT-HJC, contato radar, 40 milhas leste
de Brasília, desça para o nível 070, com restrição de 250
IAS, para pouso na pista 11, vigilância  radar.

PT-HJC descendo a FL070 para pouso na
11.

PT-HJC, aproe HDG 284, sintonize
ILS(*) 110.30 CURSO 104º, pista 11,
inicie descida para 5.200 pés.

ILS 110.30 curso 104, descendo FL052
para pouso na 11, PT-HJC.

PT-HJC, curve
 esquerda  194 para perna base, contate torre de Brasília
estabilizado no Localizador proa 104º.

Torre Brasília, PT-HJC estabilizado no
Localizador, ILS 110.30, curso 104º, 5.200 pés, 160 IAS, para pouso
na 11.

PT-HJC, ventos na proa 107 com 6
nós, visibilidade 5 km, parcialmente encoberto em 2.000 pés, chuva
leve, 23º C, ajuste altímetro 1024, reporte na final baixado e
travado.

Reportará na final baixado e travado o
PT-HJC.

Torre Brasília, PT-HJC na final
baixado e travado.

PT-HJC,
livre pouso, pista molhada, chame solo Brasília  
AO LIVRAR PISTA A
DIREITA.
(*)

Solo Brasília, PT-HJC livrou pista a
direita, aguardando liberação de táxi aos portões para
desembarque.

PT-HJC, livre táxi até o gate 2, via
táxi H, próxima a direita, chame para corte e
desembarque.

Chamará para corte e desembarque,
PT-HJC.

PT-HJC, mantenha posição tráfego à
frente, Airbus A330.

Ciente, mantendo posição,
PT-HJC.

PT-HJC, prossiga
no taxiamento.

Prosseguindo em táxi,
PT-HJC.

Solo Brasília, PT-HJC para corte e
desembarque.

PT-HJC, autorizado corte e desembarque
dos passageiros.

Obrigado, bom dia,
PT-HJC.

Bom dia.




Não é bem um
tutorial,  é mais um croki que poderá perfeitamente
variar uma coisa ou outra
PEQUENO GLOSSÁRIO
- (Referente ao asterisco (*) )
FL350:- Refere-se
a altitude que o cmdte  fará o Vôo , ou seja  35.000
pés ------- tambem se diz NIVEL.
UW10:- Aerovias ( estradas
imaginarias  no espaço aereo )
PLANO DE VÔO ENVIADO:- este
plano é a abertura de HORAS DE VÔO
HDG 270º:-  hdg e a
direção que a frente da aeronave  deve ir referente à
Bussola  ou Magnética , aqui seria a 270º graus
RADIAL 250º DO VOR
115.40:-    aqui diferente do HDG, que as vezes pode
ser na mesma direção voce ajustará o curso( observe no painel de sua
aeronave tem um local para ajusta o CURSO  e um para HDG), ...
Leia mais sobre instrumentos ok.
COTEJE:-    quer dizer (repita
tudo que lhe falei) isto é feito devido problemas, às vezes na
fonia ( radio) , para ver se voce entendeu , pois na aviação um erro
é fatal
PUSH-BACK:-    Dar
a RÉ  na aeronave, usamos comando no teclado
SHIFT+P para acionar  RÉ  e parar. ( no mundo real
tem um veiculo para dar a RÉ na aeronave )
ILS:-   è a radial com
glide  e frequencia fixa alinhada diretamente com a
cabeceira  da pista de pouso , para pouso por instrumento ,
coloca-se a frequencia do ILS o curso e aciona APP ( veja uma tecla
no painel do piloto automatico com ess nome APP),  leia mais
sobre pouso por instrumento.
LIVRAR PISTA A
DIREITA:-    IMPORTANTE ; na primeira pista de taxi
que tiver a direita ( comforme orientação do controle, as vezes
poderá ser a esquerda) com a eronave em velocidade de taxi saia
da pista totalmente e AGUARDE POSIÇÃO só taxie  com autorização
do controle solo, pois é muito grande o risco de colisão ou
engarrafamento no solo
Quero agradecer a
colaboração do cmdte  PT-ATB

Vôo Controlado (fraseologia padrão)

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