Dentro da fraseologia há o Alfabeto Fonético Internacional. Nele, cada letra é representada por uma palavra, com a finalidade de evitar confusão de entendimento.
(A - Alfa) (B - Bravo) (C - Charlie) (D - Delta) (E - Eco) (F - Fox (Foxtrot) (G - Golf) (H - Hotel) (I - India) (J - Juliet) (K - Kilo) (L - Lima) (M - Mike) (N - November) (O - Oscar) (P - Papa) (Q - Quebec) (R - Romeu) (S - Sierra) (T - Tango) (U - Uniforme) (V - Victor) (W - Whiskey) (Y - Yankee) (Z - Zulu)
O tutorial envolverá fraseologia de
controle solo, torre, aproximação e centro, mas de uma forma
adequada a realidade do nosso grupo, não utilizaremos
cartas aéreas a não ser que o cmdte queira.
Antes, uma breve explicação sobre o ATC:
SOLO (GND): Responsável por emitir
autorização de plano de vôo, push-back, acionamento e taxiamento no
aeródromo. (obs: na falta de GND a TWR assume o controle)
TORRE (TWR): A função da TWR é
controlar o tráfego dentro da zona de tráfego do aeródromo, mantendo
a separação e sequenciamento entre as aeronaves para decolagem,
também é atribuição da TWR a designação dos procedimentos em
uso para pouso, estando atento as condições meteorológicas, e sempre
coordenando com o APP a escolha do procedimento mais adequado para o
tráfego de chegada no aeródromo.
APROXIMAÇÃO (APP): Responsável por
controlar as saídas e chegadas das aeronaves na área de
aproximação.
CENTRO (CTR): O CTR é o órgão
responsável por prestar o serviço de controle de tráfego aéreo nas
aerovias e em outras parte do espaço aéreo definidas para
previnir colisões e coordenar o fluxo de tráfego. O CTR tambem emite
as autorizações de plano de vôo que são repassadas aos seus
subordinados operacionais.
Abaixo segue um MODELO de fraseologia. Acor azul é o GND, verde é a TWR,
marrom é APP, vermelho é CTR, preto é o CMDTE, para
você notar a diferença. ok?
(*) asterisco, ver glossário
abaixo
IMPORTANTE: COTEJE(*) SEMPRE (confirmando as orientações e
respondendo ao ATC)
Solo Salvador, Bom dia, PT-HJC.
PT-HJC, Bom dia, prossiga.
Solo Salvador, PT-HJC estacionado no pátio em frente
a TWR, portão 3, solicitou FL350(*) para
Brasília pela UW10(*), plano de vôo enviado.(*)
PT-HJC, plano recebido, aguarde
liberação.
PT-HJC, pronto para copia?
O PT-HJC está pronto para
cópia.
PT-HJC, autorizado Brasília pela UW10,
nível 290, após decolagem, HDG 270(*) ao
cruzar nível 060 na proa da pista para interceptar a
radial 250º do VOR 115.40.(*)
coteje.
Autorizado Brasília pela UW10,
nível 290, após decolagem, HDG 270 ao cruzar nível 060 na proa da
pista para interceptar a radial 250 do VOR 115.40,
PT-HJC.
PT-HJC, cotejamento correto chame para
push-back(*) e acionamento.
Chamará para push-back e
acionamento.
PT-HJC para push-back e acionamento.
PT-HJC, autorizado push-back e
acionamento, pista em uso 18, temperatura 28, ajuste altímetro 1012.
Chame para táxi.
Chamará para táxi o PT-HJC.
PT-HJC pronto para táxi.
PT-HJC, livre táxi até o ponto de
espera da pista 18,(*) via táxi Mike.
Ventos 110 com 05, Temperarura 28, ajuste 1012, reporte no ponto de
espera da cabeceira 18.
Torre Salvador, PT-HJC no ponto de
espera da cabeceira 18.
PT-HJC, autorizado ingressar e alinhar
na 18.
Ingressando e alinhando na 18,
PT-HJC.
PT-HJC, livre decolagem pista 18,
ventos 110 com 05 nós, visibilidade 8 Km, 21º C, ajuste
1012.
Rolando na 18, PT-HJC.
Controle Salvador, PT-HJC decolou na pista 18, cruza
6.000 pés, curvando direita 270 para interceptar a radial 250
do VOR 115.40.
PT-HJC, sob vigilância radar, suba
direto para o FL290 reporte ao CTR Brasília passando o
FL180.
PT-HJC reportará CTR Brasília cruzando
180, obrigado.
CTR Brasília, bom dia, PT-HJC cruzando FL180
subindo ao nível 290 na UW10.
PT-HJC, bom dia, mantenha velocidade
acima de 250 IAS, reporte nivelado no 290.
PT-HJC reportará nivelado 290.
CTR Brasília, PT-HJC nivelado 290.
PT-HJC, inicie descida para
FL120.
PT-HJC, descendo a FL120.
PT-HJC, sintonize VOR BRS 115.90 curso
280º, para aproximação em Brasília.
VOR BRS 115.90 curso 280º,
PT-HJC.
PT-HJC, contato radar, 40 milhas leste
de Brasília, desça para o nível 070, com restrição de 250
IAS, para pouso na pista 11, vigilância radar.
PT-HJC descendo a FL070 para pouso na
11.
PT-HJC, aproe HDG 284, sintonize
ILS(*) 110.30 CURSO 104º, pista 11,
inicie descida para 5.200 pés.
ILS 110.30 curso 104, descendo FL052
para pouso na 11, PT-HJC.
PT-HJC, curve
esquerda 194 para perna base, contate torre de Brasília
estabilizado no Localizador proa 104º.
Torre Brasília, PT-HJC estabilizado no
Localizador, ILS 110.30, curso 104º, 5.200 pés, 160 IAS, para pouso
na 11.
PT-HJC, ventos na proa 107 com 6
nós, visibilidade 5 km, parcialmente encoberto em 2.000 pés, chuva
leve, 23º C, ajuste altímetro 1024, reporte na final baixado e
travado.
Reportará na final baixado e travado o
PT-HJC.
Torre Brasília, PT-HJC na final
baixado e travado.
PT-HJC,
livre pouso, pista molhada, chame solo Brasília AO LIVRAR PISTA A
DIREITA.(*)
Solo Brasília, PT-HJC livrou pista a
direita, aguardando liberação de táxi aos portões para
desembarque.
PT-HJC, livre táxi até o gate 2, via
táxi H, próxima a direita, chame para corte e
desembarque.
Chamará para corte e desembarque,
PT-HJC.
PT-HJC, mantenha posição tráfego à
frente, Airbus A330.
Ciente, mantendo posição,
PT-HJC.
PT-HJC, prossiga
no taxiamento.
Prosseguindo em táxi,
PT-HJC.
Solo Brasília, PT-HJC para corte e
desembarque.
PT-HJC, autorizado corte e desembarque
dos passageiros.
Obrigado, bom dia,
PT-HJC.
Bom dia.
Não é bem um
tutorial, é mais um croki que poderá perfeitamente
variar uma coisa ou outra
tutorial, é mais um croki que poderá perfeitamente
variar uma coisa ou outra
PEQUENO GLOSSÁRIO
- (Referente ao asterisco (*) )
- (Referente ao asterisco (*) )
FL350:- Refere-se
a altitude que o cmdte fará o Vôo , ou seja 35.000
pés ------- tambem se diz NIVEL.
a altitude que o cmdte fará o Vôo , ou seja 35.000
pés ------- tambem se diz NIVEL.
UW10:- Aerovias ( estradas
imaginarias no espaço aereo )
imaginarias no espaço aereo )
PLANO DE VÔO ENVIADO:- este
plano é a abertura de HORAS DE VÔO
plano é a abertura de HORAS DE VÔO
HDG 270º:- hdg e a
direção que a frente da aeronave deve ir referente à
Bussola ou Magnética , aqui seria a 270º graus
direção que a frente da aeronave deve ir referente à
Bussola ou Magnética , aqui seria a 270º graus
RADIAL 250º DO VOR
115.40:- aqui diferente do HDG, que as vezes pode
ser na mesma direção voce ajustará o curso( observe no painel de sua
aeronave tem um local para ajusta o CURSO e um para HDG), ...
Leia mais sobre instrumentos ok.
115.40:- aqui diferente do HDG, que as vezes pode
ser na mesma direção voce ajustará o curso( observe no painel de sua
aeronave tem um local para ajusta o CURSO e um para HDG), ...
Leia mais sobre instrumentos ok.
COTEJE:- quer dizer (repita
tudo que lhe falei) isto é feito devido problemas, às vezes na
fonia ( radio) , para ver se voce entendeu , pois na aviação um erro
é fatal
tudo que lhe falei) isto é feito devido problemas, às vezes na
fonia ( radio) , para ver se voce entendeu , pois na aviação um erro
é fatal
PUSH-BACK:- Dar
a RÉ na aeronave, usamos comando no teclado
SHIFT+P para acionar RÉ e parar. ( no mundo real
tem um veiculo para dar a RÉ na aeronave )
a RÉ na aeronave, usamos comando no teclado
SHIFT+P para acionar RÉ e parar. ( no mundo real
tem um veiculo para dar a RÉ na aeronave )
ILS:- è a radial com
glide e frequencia fixa alinhada diretamente com a
cabeceira da pista de pouso , para pouso por instrumento ,
coloca-se a frequencia do ILS o curso e aciona APP ( veja uma tecla
no painel do piloto automatico com ess nome APP), leia mais
sobre pouso por instrumento.
glide e frequencia fixa alinhada diretamente com a
cabeceira da pista de pouso , para pouso por instrumento ,
coloca-se a frequencia do ILS o curso e aciona APP ( veja uma tecla
no painel do piloto automatico com ess nome APP), leia mais
sobre pouso por instrumento.
LIVRAR PISTA A
DIREITA:- IMPORTANTE ; na primeira pista de taxi
que tiver a direita ( comforme orientação do controle, as vezes
poderá ser a esquerda) com a eronave em velocidade de taxi saia
da pista totalmente e AGUARDE POSIÇÃO só taxie com autorização
do controle solo, pois é muito grande o risco de colisão ou
engarrafamento no solo
DIREITA:- IMPORTANTE ; na primeira pista de taxi
que tiver a direita ( comforme orientação do controle, as vezes
poderá ser a esquerda) com a eronave em velocidade de taxi saia
da pista totalmente e AGUARDE POSIÇÃO só taxie com autorização
do controle solo, pois é muito grande o risco de colisão ou
engarrafamento no solo
Quero agradecer a
colaboração do cmdte PT-ATB
colaboração do cmdte PT-ATB
Vôo Controlado (fraseologia padrão)
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